Segurança no uso de ferramentas.

Segurança no uso de ferramentas.

Olá caros leitores,

Hoje nós da Digon, vamos compartilhar com vocês algumas dicas de segurança no ambiente de trabalho (ou do seu hobby) importantíssimas.

A importância da segurança no trabalho é algo que já foi bastante discutido e idealizado. Em ambientes industriais, de construção, manutenção e melhorias de infraestrutura, existem regras que guiam os líderes e os funcionários sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (A partir de agora chamaremos de EPI’s já que fomos todos apresentados).

Com o crescimento da internet vem a divulgação de experiências entre pessoas com os mesmos interesses, se você pesquisar “Como construir ...” e terminar essa frase com qualquer coisa que te interesse, vai aparecer um vídeo ou artigo com alguém ensinando a fazer (cuidado com o “plug do fone de ouvido do iPhone escondido” é fake e vai destruir seu iPhone).

Nosso objetivo aqui é mostrar a importância do uso de EPI’s, por todos que executam trabalhos que envolve o uso de ferramentas algum risco (sim, você que tem uma pequena oficina na garagem, ou que gosta de montar e desmontar coisas por curiosidade também).

 

EPI para garantir a saúde e proteção.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

 

Os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos em boas condições de uso pois não adianta um óculos de proteção que atrapalha a visão por estar arranhado, uma luva de isolamento com furos na região da palma.

 

Alguns EPIs mais conhecidos:

 

Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
Indicados ao uso de ferramentas que produzem muito ruído, como Furadeiras, Serra-Mármore, Lixadeiras.

 

Proteção respiratória: máscaras e filtro;
Indicados ao uso de ferramentas que produzem partículas de poeira, como lixadeiras, esmeril, serras.

 

Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
Indicados ao uso de ferramentas que podem arremessar resíduos, comum em ferramentas de alta potência ou rotação. Esmeril, serras, furadeira são as que mais tem esse risco.

 

Proteção da cabeça: capacetes;
Indicados em ambientes em que se trabalha em diversos níveis de altura, como em construções. Onde há o risco de queda de objetos ou pedaços de algo.

 

Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
Também indicados no uso de ferramentas que podem arremessar resíduos, comum em ferramentas de alta potência ou rotação. Com uso também em trabalhos com eletricidade por oferecer isolamento elétrico
 

Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
Indicado em todas as situações por oferecer proteção contra queda de ferramentas. Algumas botinas específicas para isolamento de líquidos do ambiente.

 

Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões;
Indicados em ambientes suspensos.