Furadeira ou Parafusadeira?

Furadeira ou Parafusadeira?

Olá meu caro amigo leitor,

Já estava com saudades daquela nossa postagem esperta com ótimas dicas né?


Furadeira ou Parafusadeira

Todo mundo que tem como hobby, ou até mesmo uma pequena oficina, já se perguntou: “Aqui devo usar a furadeira ou a parafusadeira?”

Obviamente em alguns casos a escolha é bem óbvia, como apertar um parafuso ou perfurar concreto.
Mas e os casos intermediários? Furo em uma madeira fina, um furo em uma parede de gesso (Drywall)?

Hoje viemos com algumas características para esclarecer melhor e te ajudar a escolher a ferramenta correta.

 

Furadeira ou parafusadeira? Conheça as funções e diferenças entre elas!

 

Furadeira e parafusadeira, apesar de possuírem características e funções parecidas, possuem especialidades técnicas e utilizações bem diferentes. Não é à toa que são dois equipamentos distintos, mas muito requisitados nos canteiros de obras, nos serviços de marcenaria, para pequenas reformas e serviços domésticos.

 

Furadeira

Essenciais para a instalação de dispositivos da rede hidráulica e elétrica à móveis e objetos decorativos em uma construção, a furadeira, como o próprio nome indica, serve para perfurar superfícies. Está disponível em diversos modelos, desde o mais comum à ferramentas de alto impacto, e podem ser de bancada, coluna e pneumática.  Simples ou de impacto, o que muda em cada modelo de furadeira são algumas características como potência, velocidade, tamanho e tipo do mandril, que assim como as brocas – ponteira própria para a perfuração disponíveis em formatos e espessuras diferentes – estarão relacionadas com as particularidades e resistência de cada material  a ser perfurado, como paredes de concreto, madeiras, azulejos, porcelanatos e metais, entre outros. Quanto mais resistente for a superfície, maior a exigência de força da ferramenta, portanto, necessário um equipamento com maior potência e velocidades variáveis. 

 

Parafusadeira

Já a parafusadeira é utilizada para fixar, apertar ou desenroscar parafusos e rebites. Ela possibilita maior firmeza e fixação ao parafuso, o que não é possível conseguir utilizando uma chave de fenda. Está disponível em diversos modelos, com formas diferentes, podendo ser simples ou de impacto, elétrica à bateria ou cabo, e pneumática. É muito utilizada para a montagem de móveis, fixação de objetos, placas de gesso, etc.


Observação

Algumas parafusadeiras podem ser utilizadas também como furadeira (e vice-versa), basta trocar a ponteira. Em geral, parafusadeiras de impacto possuem mais força que furadeiras comuns, no entanto, a parafusadeira comum é equipamentos mais leve e possui menor força e pressão se comparada a uma furadeira simples ou de impacto, e ao ser utilizada em superfícies muito resistentes, pode sofrer danos. A parafusadeira de impacto funciona como uma chave inglesa, enquanto as furadeiras de alto impacto possuem a função de martelete, que serve para perfurar superfícies mais duras e que oferecem maior resistência. Há ainda no mercado modelos que possuem a função dupla, de furadeira e parafusadeira.

 

Veredito: Qual usar?

Ao escolher uma furadeira ou parafusadeira deve-se levar em consideração o tempo de uso, os tipos de materiais a serem perfurados/parafusados  e se é destinado ao uso profissional ou amador e doméstico, pois existem no mercado diversos modelos, indicados para serviços leves ou pesados, que possuem características específicas que serão determinantes para o bom uso e desempenho do equipamento. E lembre-se, use os equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados, como luvas, óculos de proteção e protetores de ouvidos, toda vez que utilizar uma furadeira ou parafusadeira!

Temos uma publicação sensacional sobre os Equipamentos de Proteção Individual aqui, dá uma olhada aí http://digon.com.br/blog/noticias/seguranca-no-uso-de-ferramentas .